Seguro de Carga Obrigatório: Tudo o que você precisa saber
6 de Junho, 2024Um problema comum no transporte de cargas é quando o valor da mercadoria é superior ao Limite Máximo de Garantia (LMG) da apólice de seguro.
Como o atendimento ao cliente e o valor do frete são cruciais, o segurado muitas vezes não pode recusar o embarque, mesmo quando a apólice não cobre totalmente o valor da mercadoria. Nesse caso, vale a pena correr o risco de um acidente ou roubo durante o transporte e ter que arcar com os prejuízos? O que fazer?
Solução: Embarque Esporádico
O “Embarque Esporádico” ou “Pedido de Cobertura Extra” é uma solução para embarques pontuais que não estão totalmente cobertos pela apólice de seguro, seja por causa do alto valor, origem/destino, tipo de mercadoria ou por não cumprir regras de Gerenciamento de Riscos (GR).
A seguradora analisa previamente as características e os riscos da mercadoria. Se aceitar o risco, pode impor condições específicas, como:
- Franquia diferenciada
- Valor fechado para o embarque
- Aumento na taxação do seguro
- Regras diferenciadas para o GR
Se a mercadoria for averbada com valor superior ao limite da apólice sem liberação da seguradora, o sistema bloqueará o documento fiscal e informará o motivo, geralmente o valor excedente. Sem aceitação do risco pela seguradora, o segurado pode decidir não embarcar ou assumir o risco, mas sem cobertura em caso de sinistro.
Nossa recomendação
A Bild Seguros orienta sempre solicitar o Embarque Esporádico com pelo menos 72 horas de antecedência (conforme regulamentação da SUSEP) para análise da seguradora. Isso evita o risco de arcar com prejuízos por falta de cobertura.